Skip to content

Central telefônica inteligente… na NUVEM!

    Com o passar dos anos a telefonia, assim como todas as áreas da tecnologia, tem evoluído. Centrais telefônicas gigantescas, que ocupavam uma sala inteira (em alguns casos até duas), vão dando espaço a servidores de alta performance centenas de vezes menores e com capacidades de processamento indiscutivelmente maiores. Com o surgimento do VoIP, a telefonia passou a ser incorporada na infraestrutura de redes, sendo mais um serviço na LAN.

    Enquanto a telefonia migrava do mundo analógico para o mundo IP, os serviços de rede (servidores de e-mail, arquivo, backup, etc) estavam em movimento, rumo à nuvem. Serviços de hospedagem e soluções em nuvem investiam neste novo modelo de negócio e a crescente procura fez com que sua evolução fosse cada vez mais rápida.

    Então, por se tornar um serviço de rede, podemos levar a telefonia para a nuvem, certo?

    Claro que sim! E não só podemos ter uma central telefônica na nuvem, como podemos ter uma central telefônica INTELIGENTE na nuvem. Não foram só os quesitos técnicos que evoluíram, a usabilidade da telefonia mudou. Atualmente, centrais telefônicas não servem somente para completar e receber chamadas, elas são inteligentes a ponto de otimizar seus processos de negócio.

    Ter uma central telefônica na nuvem permite que você tenha todas as funcionalidades de um servidor local, mas com todas as vantagens da Cloud. Ter um servidor (não só de telefonia) na nuvem, garante uma disponibilidade de 99,9%.  Evita quedas de energia, problemas com link de internet, ajuda na escalabilidade do serviço e, principalmente, na performance. Os serviços que fornecem hospedagens tem se especializado cada vez mais em agregar benefícios ao usuário. O aumento do hardware se tornou algo simples nesse novo modelo de infraestrutura, desprezando as janelas de manutenção/atualização que faziam os serviços pararem por horas.

    Centrais inteligentes são o presente e o futuro da comunicação. Elas ajudam a otimizar o atendimento ao cliente, muitas vezes, trazendo soluções integradas para o escopo do processo. A redução de custo já se tornou comum, a troca de uma central telefônica convencional para telefonia IP, gera uma redução de custo em todos os aspectos, o que permite um maior investimento na infraestrutura.

    A cada dia, faz mais sentido usar a nuvem para hospedar serviços. Com o avanço da “Internet das Coisas” e a facilidade/mobilidade que a tecnologia nos proporciona, é imprescindível ficarmos conectados.

    É hora de reinventar seu negócio. Altere a perspectiva do seu cliente com relação à economia e redução de custos. Mostre o quanto a telefonia e sistemas integrados na cloud podem ajudá-lo a alavancar o negócio. O futuro, está ao alcance de nossas mãos.

 

That’s all, Folks! 🙂

 

Se tiver interesse em aprender a construir sua própria central na nuvem (pbx on cloud), dá uma olhada aqui: https://dialplanreload.com/pbx-on-cloud/

 

Revisado e editado por @MirielVargas

Entusiasta por Linux e telecomunicações. Extrovertido, comunicativo e fascinado por disseminar o conhecimento. Tenho como hobby escrever artigos para este blog desde 2013.
Só mais um maluco que aprendeu a codar e vive perdidamente apaixonado por Shell <3

Published inTelefoniaTelefonia IP

2 Comments

  1. Julio Pinotti Julio Pinotti

    Oi Anderson, muito bom o artigo. Estou pesquisando sobre o assunto com a intenção de utilizar solução Asterisk em minha empresa.
    Minha preocupação é:
    Tendo um servidor de telefonia nas nuvens, existe alguma maneira de minimizar danos caso a internet torne-se instável?
    Qual seria a melhor solução integrada para que o sistema tenha alto índice de eficiência com o mínimo possível de quedas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito com amor, usando WordPress
Compilando...

Opa, que tal receber as novidades?

Receba nossas dicas em primeira mão! :)