Skip to content

Como se virar no Linux ¯\_(ツ)_/¯

Olá, amiguinhos 🙂

Um fato que me chamou bastante atenção nestes últimos dias foi a quantidade de usuários que estão adotando o DualBoot para começar a experimentar o Linux, porém, sempre no inicio de algo que até então é desconhecido, existem dificuldades. Por isso resolvi falar de forma sucinta como se tornar um “Mestre Jedi” no Linux 🙂

Que a sorte esteja convosco!

É extremamente normal ficar meio perdido ao começar a usar Linux, porém, para que isso mude depende apenas de você. Antes de mais nada, é expressamente necessário que você já tenha no mínimo um dualboot com Ubuntu e Windows em seu computador ou algum Linux por perto para brincar um pouco mais 😛

A curiosidade vai ser sua principal aliada neste momento, fazendo com que você tenha cada vez mais a vontade de aprender.

Um ótimo começo para qualquer nível de usuário, é o Guia Foca. O Guia Foca nada mais é que uma sequencia de arquivos/e-books/livros que servem como bases de apoio, lá você vai encontrar de tudo e mais um pouco, e o melhor de tudo, desde o nível básico, lhe explicando cada vírgula do sistema até níveis mais avançados, como configurar seu Firewall.

Para encontrar o guia, basta acessar o site http://www.guiafoca.org/ lá é possível fazer o download da apostila referente ao seu nível, ou visualizar on-line, caso seja de sua preferência.

Em momentos de desespero, ou qualquer outro problema, o site mais recomendado é o http://www.vivaolinux.com.br/ . O site Viva o Linux é um fórum dedicado a diversas situações no mundo Linux, como resolução de problemas, tutoriais, artigos e outros. O fórum é alimentado por entusiastas do software livre, com o intuito apenas de compartilhar conhecimento e ajudar o próximo.

Além dos citados acima, uma dica que nunca falha é ler o manual, sim parece chato, mas ajuda! Quando for usar qualquer comando no terminal do Linux, você pode ver todas as opções disponíveis deste comando com um simples –help, ou seja, caso queira ter informações sobre o comando ls (listar conteúdo) use:

Freitas@Alpha:~ ls –help

Dependendo do comando e do seus sistema, o resultado pode estar todo em inglês, porém vá se acostumando…

Caso o –help seja muito básico, outra opção é usar o comando man para identificar o manual completo do comando/software, como abaixo:

Freitas@Alpha:~ man ls

O man irá abrir no próprio terminal o manual de uso do comando requisitado. Lembrando que a opção do man e –help está disponível para quase, se não todos, os comandos do Linux.

Se mesmo com todas as fontes acima você ainda precisa de uma ajuda mais específica, a mais sensata e forte recomendação é ler conteúdo no fórum da sua distro, seja ela Ubuntu, Fedora, Debian, Suse, Slackware ou qualquer outra.

As vezes ficar somente lendo pode ser um pouco entendiante, e jogar pode ser mais legal. Que tal jogar para testar seus conhecimentos em Linux?? Além do site Viva o Linux ter um questionário valendo pontos, o “jogo do milhão” de perguntas e respostas Linux pode ser bem interessante, já que o mesmo é baseado em perguntas que podem cair na prova da LPI (Certificação Linux). Para desfrutar dele, acesse: http://www.fuctura.com.br/jogolpi/

Caso nenhuma destas dicas funcione, acenda uma vela e reze, reze muito mesmo, lembre-se “The Google is your friend”.

Bom, de inicio, já é bastante coisa para ver, espero ter ajudado o começo de sua saga no mundo do software livre 🙂

Contribua com o blog, deixe seu comentário, curtida ou compartilhamento, assim você fará um blogueiro feliz 😛

echo “Até a próxima!”

Entusiasta por Linux e telecomunicações. Extrovertido, comunicativo e fascinado por disseminar o conhecimento. Tenho como hobby escrever artigos para este blog desde 2013.
Só mais um maluco que aprendeu a codar e vive perdidamente apaixonado por Shell <3
Published inLinux

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito com amor, usando WordPress
Compilando...

Opa, que tal receber as novidades?

Inscreva-se para ficar sabendo das novidades do blog em primeira mão.