Skip to content

[HOW TO] Instalar EBS Khomp com Asterisk 1.4.44 + SNEP Livre

Olá,

No tutorial de hoje, vamos executar a instalação de uma EBS da fabricante nacional Khomp com Asterisk na versão 1.4.44 e SNEPLivre. O procedimento não é difícil, muito pelo contrário 😛

Pois bem, para começarmos, é necessário que toda a parte física esteja OK, ou seja, a EBS deve estar conectada na energia e rede de dados (podendo ser LAN ou diretamente no servidor*)

*Neste tutorial, a simulação foi realizada com a EBS na LAN e não conectada diretamente no servidor.

Garantindo que toda a parte física está OK, devemos acessar o site do fabricante (www.khomp.com.br) e efetuar login, a partir de uma conta que você mesmo deve criar. Com o acesso realizado, é necessário que façamos o download do driver mais atual para a instalação, para isso, acesse a aba Suporte Técnico >> Downloads clique no menu Donwloads.

Neste momento, devemos selecionar qual o driver vamos efetuar o download. Como estamos efetuando a configuração de uma EBS com Asterisk, vamos selecionar a opção Asterisk Channel Driver no menu Selecione seu Produto, agora só clicar em pesquisar.

Com a pesquisa realizada, vamos efetuar o download do channel/driver legacy na arquitetura de seu servidor. (Para descobrir se o seu servidor é 32 ou 64 bits, use o comando uname -a).

Após a realização do download, envie o driver para o servidor de telefonia. Você pode usar o comando scp, como abaixo:

Freitas@Alpha: $scp Downloads/Channel_Que_Baixado root@IP.DO.SEU.SERVIDOR:/root/.

Com o fim da transferência, efetue o acesso ao seu servidor e descompacte o arquivo, com o comando abaixo:

root@telefonia: # unzip -d channel_baixado.sh.gz

Feito isto, será necessário darmos permissão de execução ao script de instalação que foi extraído no diretório do root. Use o comando abaixo:

root@telefonia: # chmod + x channel_baixado.sh

Agora, vamos executar o channel/driver para que se inicie a instalação:

root@telefonia: # ./channel_baixado.sh

Assim que o comando acima for executado, o driver iniciará uma busca dentro do servidor em busca dos softwares/complementos para que a instalação seja bem sucedida. Caso ele encontre todos os programas necessário, uma pergunta indagando se você deseja reiniciar o driver será apresentada na tela, marque sim, sem medo!

Feito isto, vamos reiniciar o Asterisk e o driver para garantir o funcionamento, portanto, execute os comandos abaixo na ordem exata:

root@telefonia: # asterisk -rx “stop now”
root@telefonia: # /etc/init.d/khomp-services stop
root@telefonia: # /etc/init.d/khompdrv stop
root@telefonia: # /etc/init.d/khompdrv start
root@telefonia: # /etc/init.d/khomp-services start
root@telefonia: # asterisk

Se você chegou até o passo acima, significa que sua instalação foi bem sucedida, agora, iremos configurar o equipamento. Para ter acesso a interface de configuração da placa, acesse via navegador web o IP do seu servidor na porta 14100, como abaixo:

http://IP.DO.SEU.SERVIDOR:14100

Usuário: admin
Senha: khomp

Com o acesso a interface de gerenciamento da Khomp, acesse a aba Configuração e clique no botão Pesquisar. Este passo fará com que o channel encontre sua EBS na LAN. Ao encontrar, selecione a mesma e clique em adicionar.

Depois de adicionar a placa, a tela irá voltar para a anterior, e agora, existe um equipamento lá, junto com ele uma placa triangular com símbolo de exclamação, o que indicar que a mesma ainda não possui um IP setado. Para definirmos um IP para a placa, basta clicar duas vezes em cima da mesma. Indique ao equipamento qual IP deverá ser usado e clique em Salvar e logo após em aplicar, repita o procedimento mais acimda de reiniciar os serviços de telefonia.

Para validar que a placa foi configurada corretamente, acesse a CLI do Asterisk da sua central e digite o comando abaixo:

telefonia*CLI> khomp summary

Este comando irá printar na tela as configurações do equipamentos Khomp instalados na central, como IP, serial , tipo, e outros. Caso o comando acima apareça como inexistente, verifique se no arquivo /etc/asterisk/modules.conf a linha noload chan_khomp.so inicia com ” ; “caso não, adicione o ponto e vírgula, salve o arquivo e execute o comando abaixo na CLI do Asterisk para forçar o carregamento da placa:

telefonia* CLI> module load chan_khomp.so

(Foi feita a alteração do arquivo modules.conf para que na próxima reinicialização do Asterisk não seja necessário carregar manualmente o módulo desejado).

Feito! Seu servidor Asterisk com SNEP já possui uma EBS configurada, basta fazer as configurações desejadas 🙂

*** Lembrando que as configurações descritas acima são válidas para equipamentos EBS da Khomp, em ambiente com Asterisk na versão 1.4.44 e SNEPLivre.
**** Os menus do site e da plataforma de gerenciamento da Khomp podem alterar, não sendo de responsabilidade do blog tais itens.

Poste nos comentários e faça um blogueiro feliz 😛

Até a próxima!!

Entusiasta por Linux e telecomunicações. Extrovertido, comunicativo e fascinado por disseminar o conhecimento. Tenho como hobby escrever artigos para este blog desde 2013.
Só mais um maluco que aprendeu a codar e vive perdidamente apaixonado por Shell <3
Published inAsteriskKhompSnepTelefoniaTelefonia IP

2 Comments

  1. Funcionou perfeito!! Valeu

    • freitas freitas

      Show de boa, Thiago!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito com amor, usando WordPress
Compilando...

Opa, que tal receber as novidades?

Inscreva-se para ficar sabendo das novidades do blog em primeira mão.